Bruno Afonso, canoísta alentejano, de Mértola, esteve durante duas semanas a estagiar em Avis junto de outros atletas, entre eles, o já medalhado olímpico Fernando Pimenta.
O objetivo é o de chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Bruno Afonso forma dupla com Marco Apura em C2 1.000 metros e ambos partilham a ambição de estarem na capital do Japão já daqui a cerca de quatro meses.
Mas para chegar até lá ainda têm que passar por uma outra etapa como conta o alentejano aos microfones da rádio DianaFM.
“Ainda teremos que passar por um apuramento continental”, no início de maio, na Hungria, lembrou Bruno Afonso, notando que a qualificação para os Jogos Olímpicos é o “principal objetivo” da dupla. “Para já, não pensamos em qualquer outro para esta época”, sublinha, admitindo que o “maior desejo” da dupla “é estar em Tóquio”.
Recorde-se que o atleta alentejano inicialmente, foi jogador de futebol, em Mértola, onde só existiam dois clubes desportivos, o clube de futebol e o Clube Náutico de Mértola de Canoagem.
Mas durante o verão, com o calor, a canoagem tornou-se mais apelativa e naquela altura, existiam turmas de iniciação à modalidade e Bruno aproveitou a oportunidade e trocou os relvados pela água.
O alentejano iniciou-se na canoagem e nunca mais deixou de remar.