Há quase 10 anos que os cuidadores informais do concelho de Évora têm uma estrutura que lhes presta apoio.
O “Cantinho do Cuidador” é um projeto da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Évora.
“Fazemos sessões temáticas mensais, em que são abordados temas relacionados com a prestação de cuidados à pessoa dependente e fazemos ainda atendimento individual”, conta à DianaFM Sara Martins, da equipa do “Cantinho do Cuidador”.
No próximo sábado, em Évora, começa uma formação destinada a estas pessoas que cuidam de outras com doença crónica ou incapacitante.
“Achámos que era importante dar um novo impulso ao projeto e decidimos criar uma formação estruturada para cuidadores informais”, refere a responsável.
São sete sessões, as quais decorrem quinzenalmente, aos sábados à tarde, das 14: as 17:00, até 04 de abril, na Unidade de Saúde Familiar Salus.
Este curso vai contar com a participação de vários técnicos de saúde, como médicos, terapeutas, enfermeiros, que vão trabalhar um tema que permita aos cuidadores aprenderem a lidar com os processos de doença e dependência, executar técnicas ou procedimentos específicos, conhecer os recursos da comunidade e a adotar estratégias para cuidarem de si próprios.