O eurodeputado Capoulas Santos lançou um apelo ao Conselho da União Europeia e à Comissão Europeia para serem flexíveis nas negociações sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) para se alcançar um acordo na próxima semana.
Numa conferência de imprensa em Bruxelas, os negociadores do Parlamento Europeu afirmaram a disponibilidade da instituição em concluir as negociações até ao final de junho, mas lamentaram a falta de flexibilidade dos Estados-membros.
“Ainda estamos longe de um acordo global”, afirmou o eurodeputado Capoulas Santos, após mais uma ronda negocial entre os representantes do Parlamento Europeu (PE), Conselho da UE e Comissão Europeia.
Capoulas Santos é responsável pelo lado do PE dos “dossiês” da PAC relativos aos pagamentos diretos das ajudas aos agricultores e ao desenvolvimento rural.
O eurodeputado português referiu que os envelopes nacionais das ajudas aos agricultores ainda não foram objeto de acordo.
Nesse sentido, apelou aos ministros da Agricultura dos 27 a negociarem os envelopes nacionais e a não se fecharem numa posição inflexível sobre este assunto.