Cartuxa de Évora com últimas visitas antes do regresso à clausura

Cartuxa de Évora com últimas visitas antes do regresso à clausura

Terça-feira, 12 Abril 2022
Alentejo

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, recebe, este mês e em maio, as últimas visitas antes do regresso da clausura.

Em breve, a vida em clausura regressa ao mosteiro com o acolhimento das Irmãs do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará.

A Fundação Eugénio de Almeida realiza, entre os dias 18 deste mês e 14 de maio, as últimas visitas ao Mosteiro da Cartuxa.

Local de oração e contemplação, durante 60 anos o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli foi um espaço inacessível, marcado pela clausura, silêncio e recolhimento da comunidade de cartuxos.

Iniciada a sua edificação em 1587, o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli foi o primeiro mosteiro da Ordem dos Cartuxos a ser construído em Portugal.

Objeto de diferentes utilizações ao longo da sua história, como Hospício de Donzelas Pobres de Évora, Escola Agrícola Regional e centro de lavoura da Casa Agrícola Eugénio de Almeida, o mosteiro volta a recuperar a sua função religiosa, em 1960, graças à intervenção de Vasco Maria Eugénio de Almeida.

As visitas livres realizam-se todas as terças e sábados entre as 10:00 e as 13:00 ou em visitas guiadas mediante inscrição prévia.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com