CDS alerta para consequências da extração de minério perto de Alqueva

CDS alerta para consequências da extração de minério perto de Alqueva

Sexta-feira, 07 Agosto 2020
Alentejo

O CDS-PP alertou para as eventuais consequências de um novo projeto de extração de minério, em Espanha, a poucos quilómetros da barragem de Alqueva.

“As consequências ambientais e de saúde pública poderão ser dramáticas”, pode ler-se numa pergunta enviada pelo deputado João Gonçalves Pereira ao ministro do Ambiente e Ação Climática.

Segundo o parlamentar do CDS-PP João Gonçalves Pereira, um projeto de extração de minério está em vias de nascer na região transfronteiriça de Estremadura espanhola, a poucos quilómetros da barragem de Alqueva.

“Trata-se de um projeto com uma extensão de cerca de 35 quilómetros para exploração de ouro, cobre e ferro, junto a afluentes do rio Guadiana, e que prevê a abertura de 26 poços em plena zona especial de conservação da rede Natura 2000”, refere.

O deputado adverte que a futura existência de minas a céu aberto, com fortes possibilidades de contaminação das águas por materiais pesados perigosos, coloca em risco não só o projeto de Alqueva, mas também a saúde das populações da região.

“De acordo com dados do próprio projeto, está prevista a utilização de cerca de sete milhões de litros de água por dia”, sublinhou o parlamentar.

João Gonçalves Pereira quer saber, entre outras questões, se o ministro está a par do projeto, se foi estabelecido algum tipo de contacto por parte do Governo espanhol ou de qualquer outra entidade pública.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com