Os eleitos da CDU abandonaram em protesto as mais recentes reuniões extraordinárias das assembleias das uniões das freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde e de Malagueira e Horta das Figueiras, em Évora, lideradas pelo PS.
Em comunicado enviado à DianaFM, a Coordenadora da CDU do Concelho de Évora explicou que a decisão foi tomada por os seus eleitos não reconhecerem a legitimidade politica dos órgãos constituídos e dos atos por si praticados.
A CDU apresentou uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja na qual contesta o método utilizado para a constituição dos órgãos executivos nestas duas uniões de freguesias de Évora.
Os socialistas ganharam as duas autarquias com maioria relativa (quatro eleitos) e ambos os executivos foram constituídos com cinco elementos do PS, após eleição uninominal, por falta de consenso com os outros partidos.
Segundo a CDU, no início das reuniões, os seus eleitos solicitaram a não realização dos trabalhos, justificando o pedido com “a necessidade de correção de eleição do órgão que correspondesse ao voto sufragado nas eleições”.
“O pedido não foi atendido e os eleitos da CDU recusaram participar nas respetivas sessões, tendo abandonado os trabalhos”, adiantou a CDU.