Os eleitos da CDU já entregaram ações judiciais no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja para impugnar a constituição dos executivos das uniões de freguesia de Malagueira e Horta das Figueiras e Bacelo e Senhora da Saúde, em Évora.
O PS ganhou estas duas uniões de freguesia com maioria relativa e quatro eleitos e ambos os executivos foram constituídos com cinco elementos do PS, após eleição uninominal, por falta de consenso com os outros partidos.
Patrícia Machado, da Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, diz à Diana FM que há irregularidades.
Em comunicado, o presidente da Concelhia de Évora do PS, Jerónimo José, acusou a CDU de tentar criar nestas duas freguesias que perdeu para os socialistas “uma situação de impasse ao tentar inviabilizar a eleição” dos novos executivos.
A CDU procura “eternizar-se no poder com os vogais anteriores, ao arrepio do voto popular”, afirmou.
Jerónimo José vincou que o PS recusa as acusações da CDU de que foram adulterados os resultados eleitorais e referiu que a coligação liderada pelos comunistas não quis “aceitar fazer parte da solução”.
Para o líder do PS de Évora, este desacordo “será fácil de ultrapassar, se e quando as entidades competentes nesta matéria reconhecerem alguma irregularidade no processo”.