Centenário do nascimento do poeta Raul de Carvalho

Centenário do nascimento do poeta Raul de Carvalho

Sexta-feira, 04 Setembro 2020
Alentejo

Assinala-se hoje, 4 de setembro, o 100º aniversário do poeta alentejano Raul de Carvalho. Raul de Carvalho nasceu em Alvito, onde fez a escola primária e trabalhou numa Farmácia. Maias tarde mudou-se para Lisboa onde onde contacta com personalidades ligadas ao meio literário, lembra a autarquia de Alvito em nota enviada à DianaFm. Em 1942 colabora no volume coletivo Contos e poemas de modernos autores portugueses, com o poema marcadamente neo-realista, “Carta”.

Em 1951 funda a revista literária Árvore, com António Luís Moita, António Ramos Rosa e José Terra, revista considerada um dos eixos fundamentais da poesia nessa década e em 1955 foi galardoado com o Prémio Simon Bolívar, reconhecimento extra muros do valor da obra do poeta.

Jorge de Sena incluiu Raul Carvalho no lote dos 100 melhores poetas do século XX português. Eduardo Lourenço considerou-o herdeiro de Álvaro de Campos.

O poeta publicou com vinte e uma obras. Depis do seu falecimento a 3 de setembro de 1984, foram editadas outras duas. Conta também com duas antologias poéticas, Poesia e Realidade Branca, destaca o município de Alvito.

A preocupação com a condição dos mais desprotegidos é uma constante na vida do poeta, do qual é um dos exemplos o poema Aleluia dos Camponeses.

Não é conhecida qualquer evento público que assinale a efeméride.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com