Os céus de Évora vão voltar a formar pilotos de aviação.
Uma nova escola de aviação, com sede no aeródromo municipal, já iniciou cursos de pilotagem e de oficial de operações.
A Air Dream College (ADC) foi fundada, em 2019, pelo tenente-coronel da Força Aérea na reforma Aurélio de Almeida, o gestor Nuno Anjos e o piloto de aviação Ivan Duarte.
“Não tem capitais estrangeiros, o capital é dos três sócios, com apoio bancário”, e o investimento pode chegar “a curto prazo aos dois milhões de euros ou talvez um pouco mais”, afirma à DianaFM Aurélio de Almeida.
A escola de aviação já possui instalações provisórias no aeródromo Évora, depois de ter ficado com a concessão de dois terrenos, onde futuramente pretende construir hangares para aviões.
No passada sábado, chegaram a Évora as duas primeiras aeronaves novas de sete que estão previstas até ao final do ano.
Segundo o sócio da escola de aviação, as aeronaves são do modelo Tecnam P2002JF, fabrico italiano e com matrícula portuguesa.
O responsável explicou que a escolha de Évora está relacionada com as condições meteorológicas: “Temos a possibilidade de voar quase todos os dias, no mínimo 85% dos dias do ano. Logo, isso para a aviação é das melhores coisas”, refere.
Atualmente, estão a ser ministrados três cursos, dois de oficial de operações e um de pilotagem, com a duração de 24 meses, tendo cada turma 12 alunos, todos portugueses.
As aulas começaram em Alfragide, na zona de Lisboa, e passam agora a decorrer também em Évora.
Foto: ADC