Chumbada desagregação de uniões de freguesias em Évora

Chumbada desagregação de uniões de freguesias em Évora

Terça-feira, 24 Janeiro 2023
Alentejo

Não há acordo entre as forças políticas para a desagregação das uniões de freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e de Bacelo e Senhora da Saúde, em Évora.

Já foram votadas propostas da CDU e do Movimento Cuidar de Évora para repor estas quatro juntas de freguesias, mas PS, PSD e partido Chega, apenas no caso Malagueira e Horta das Figueiras, votaram contra.

Em comunicado, a Coordenadora Concelhia de Évora da CDU critica o PS por considerar que os eleitos socialistas alteraram a sua posição, impedindo, assim, a reposição das freguesias.

Contactado pela Diana FM, o presidente da União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, Ananias Quintano, do PS, explica os motivos do voto contra dos socialistas.

Também ouvido pela Diana FM, o presidente da União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, o socialista Luís Pardal, apresenta os argumentos dos eleitos do PS.

Os dois presidentes de junta dizem ainda que o PS não mudou de posição e que votou contra a chamada “Lei Relvas” por discordar da forma como foi implementada.

No comunicado, a CDU condena que, “durante anos, enquanto a lei não contemplava a possibilidade de desagregação, o PS sempre tenha votado favoravelmente o conjunto de propostas apresentadas pela CDU, e que, agora que a lei o permite e existe a possibilidade real de devolver as freguesias às populações, o PS na gestão de ambas as freguesias e com as condições para o fazer, tenha virado as costas às populações e tenha rejeitado, juntamente com o PSD e o Chega, a proposta de desagregação”.

“O PS demonstra o mais puro e lamentável calculismo político e coloca os seus interesses políticos à frente dos interesses das populações destas quatro freguesias, das suas associações e dos demais agentes locais, que perdem, nesta fase, uma real oportunidade de criar melhores condições para o trabalho em cada uma das freguesias”, acrescenta.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com