CIMAC defende modernização e eletrificação da ferrovia Beja-Funcheira

CIMAC defende modernização e eletrificação da ferrovia Beja-Funcheira

Segunda-feira, 27 Março 2023
Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) defende a modernização e reabertura da ligação ferroviária entre Beja e Funcheira, no concelho de Ourique.

Em comunicado, a CIMAC diz que a modernização deste troço tem “importância crucial” para dotar o sul do país com “uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento”.

“Portugal ganha uma nova ligação Lisboa-Faro, uma nova ligação do Complexo de Sines/Litoral Alentejano a Espanha, uma ligação direta do Aeroporto de Beja ao Algarve e do Algarve ao interior do país e a Espanha. O sul do país ganha coesão territorial, mais competitividade, melhor ambiente”, sustenta.

Esta tomada de posição da CIMAC surge na sequência de uma reunião do presidente da comunidade intermunicipal, Carlos Pinto de Sá, com representantes da Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã Sim! O Aeroporto de Beja é parte da solução.

Segundo a comunidade intermunicipal, os representantes da plataforma cidadã transmitiram preocupações com a ausência de financiamento para o Plano Ferroviário Nacional e, sobretudo, com a não inclusão da modernização e eletrificação do troço Beja-Ourique/Funcheira no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030) e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com