Cinco sacerdotes da Arquidiocese de Évora fazem atendimento espiritual pelo telefone

Cinco sacerdotes da Arquidiocese de Évora fazem atendimento espiritual pelo telefone

Quinta-feira, 04 Fevereiro 2021
Alentejo

Dado o difícil contexto de pandemia de covid-19 que se está a viver, um grupo de cinco sacerdotes da Arquidiocese de Évora disponibilizou-se para fazer atendimento espiritual por telefone.

A ideia partiu do padre Nelson Fernandes, que, perante o agravamento e o segundo confinamento, não baixou os braços.

“Em conversa com o padre Alessandro, que é um dos cinco padres que está nesta iniciativa, disse-lhe que andava há semanas a pensar no que se poderia fazer de diferente, de modo a acompanhar as pessoas”.

“Tinha que ser algo que não fosse só para as minhas paróquias, mas sim para as dos cinco. Então, propus-lhe que facultássemos os nossos contactos”, referiu o padre.

O objetivo é que as pessoas telefonem e consigam falar sem fronteiras, sem muros, sem barreiras e sem preconceitos, ou seja, que sejam capazes de partilharem tudo aquilo que as sufoca.

“As pessoas podem fazer direção espiritual, mas também podem partilhar a sua vivência deste tempo e não restringimos esta iniciativa apenas aos nossos paroquianos, muito menos aos diocesanos de Évora, mas a qualquer homem e mulher mesmo que não seja batizado, a qualquer pessoa de boa vontade que precise de uma palavra de apoio”, explicou o sacerdote.

E Nelson Fernandes não tem dúvidas quanto ao resultado que o projeto tem tido.

“Penso que está a decorrer bem, a um bom ritmo para cinco que somos, porque há dias que são 15 chamadas, dias que são 10, dias que são 8, ou seja, não é um número exorbitante de chamadas, mas são chamadas longas, há chamadas de uma hora e de uma hora e meia, já que requerem muita concentração e muito tempo da nossa parte”.

“No meu caso, tenho recebido chamadas de Lamego, Coimbra, Lisboa, Faro e tenho ouvido histórias de as pedras gritarem”, vincou.

O atendimento espiritual arrancou há pouco mais de uma semana e ainda não há data para o fim.

“Vai manter-se enquanto fizer falta e houver chamadas, ou seja, enquanto estivermos a ajudar continuamos”, referiu o padre Nelson Fernandes.

Os cinco sacerdotes partilharam os números de telemóvel pessoal e estão disponíveis para todas as pessoas que telefonem à procura de direção espiritual. Estão disponíveis todos os dias no período entre 10:00 as 22:00.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com