A professora doutora Clara Capucho, mais conhecida por “Dra. Voz”, promove dois espetáculos intimistas com artistas de diferentes estilos e sensibilidades musicais, em Évora, de modo a celebrar o Dia Mundial da Voz.
De acordo com Clara Capucho, coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, “quis comemorar o Dia Mundial da Voz numa cidade de canto e de teatro como Évora sempre foi”.
Para a “Dra. Voz” “faz todo o sentido” celebrar este dia na cidade alentejana.
O Teatro Garcia de Resende, pelas 18:00, recebe o primeiro concerto, que vai juntar nomes como José Cid, Vitorino, Miguel Gameiro, Anita Nobre ou Jorge Baptista da Silva.
Este primeiro espetáculo vai contar ainda com Paula Marcelo, com os grupos de Cantares de Évora e de Monsaraz, o grupo Seistetos, a Orquestra Juvenil, entre outros.
Já no dia 19 de abril, pelas 15h00, os estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora vão apresentar, no Palácio D. Manuel um espetáculo que vai percorrer o jazz, o canto lírico e a poesia, com a declamação de poemas de Miguel Torga e de outros poetas.
Segundo Clara Capucho, que é coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, “as iniciativas, têm como objetivo ligar os espetáculos à sensibilização para a saúde vocal”.
As comemorações do Dia Mundial da Voz deste ano estendem-se também a Cascais e Portalegre.