Congregação feminina vai ocupar Convento da Cartuxa Scala Coeli

Congregação feminina vai ocupar Convento da Cartuxa Scala Coeli

Terça-feira, 08 Outubro 2019
Alentejo

Monjas do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará vão ocupar o Convento da Cartuxa Scala Coeli, em Évora.

O anúncio foi feito hoje pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, no dia em Évora se despede dos monges cartuxos.

Estas monjas, ligadas à Família Religiosa do Verbo Encarnado, “vão vir para a nossa Cartuxa” e “vão ficar connosco a dar vida a esta comunidade”, afirma o prelado.

Senra Coelho indicou um “número interessante” de monjas vai ocupar o Convento da Cartuxa, indicando que, neste momento, não sabe o número exato, mas, pela informação que dispõe, “nunca serão menos do que sete”.

Segundo o arcebispo, será necessário realizar obras no edifício religioso, nomeadamente “rever as celas e cuidar de alguns pormenores”, pois “a Cartuxa é marcadamente masculina e, agora, vai passar a ser para senhoras”.

O programa de despedida dos monges começou no domingo e o ponto alto está previsto para esta tarde.

Às 18:30, na igreja renascentista do Mosteiro da Cartuxa Scala Coeli, o arcebispo de Évora preside à eucaristia de despedida dos monges, estando a clausura aberta a todos os fiéis.

Os quatro monges da Cartuxa de Évora, dois octogenários e dois nonagenários, vão mudar-se para outro mosteiro, em Barcelona (Espanha), devido à sua idade e à falta de vocações.

Comments are closed.