As consultas médicas nas extensões de saúde das freguesias rurais do Alentejo, que foram suspensas devido à pandemia da covid-19, vão ser retomadas o mais rápido possível.
A garantia foi dada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que é também o coordenador da situação de calamidade na região do Alentejo.
Seguro Sanches reconheceu que “houve muitas situações” em que “as pessoas não tiveram acesso à saúde como normalmente tinham”, por ter sido “criado um plano para a prevenção e combate ao covid-19”.
“Por razões várias, ou porque o médico não foi à extensão de saúde ou porque não foi ao centro de saúde ou porque a consulta no hospital não estava funcionar”, exemplificou.
“O objetivo é voltar agora o mais possível ao normal e é para isso que as administrações dos hospitais, a Administração Regional de Saúde do Alentejo tem trabalhado nesse sentido e já houve orientações por parte do Ministério da Saúde para que essa situação voltar a funcionar”, acrescentou.