Com a Covid-19 não podemos adoecer todos ao mesmo tempo, para que todos possam ser tratados convenientemente nos hospitais.
Este novo vírus que provoca a doença Covid-19 pode ser travado por todos.
O responsável do Grupo de Prevenção e Controlo de Infeção do Hospital do Espírito Santo de Évora refere que a Covid-19 tem uma gravidade variável, de pessoa para pessoa.
A Covid-19 não é uma gripe, alerta Manuel Carvalho.
É uma pneumonia que não é diferente de outras que já existem, mas o problema está no número de doentes que precisam de ser tratados simultaneamente.
O médico Manuel Carvalho diz que todos temos de conseguir atrasar o mais possível a evolução dos contágios.
A transmissão da COVID19 é feita essencialmente pelos “gafanhotos ou perdigotos” que saem quando falamos, tossimos ou espirramos.
O médico responsável pelo Grupo de Prevenção e Controlo de Infeção do Hospital do Espírito Santo de Évora refere que é muito fácil travar a COVID19. Para tal há que cumprir um conjunto de regras de distanciamento social.
Uma pessoa pode contrair a COVID19 ao longo de uma semana depois de um contacto de risco. Se tal tiver acontecido, deverá entrar de imediato em auto-isolamento.
Para lidar com a COVID19 é necessário mudar comportamentos, porque uma pessoa que não sabe que está doente pode provocar uma doença muito grave numa outra.
O segredo para travar a COVID19 é mesmo a prevenção.