O número total de pessoas infetadas com Covid19 no Alentejo deve atingir o seu número mais elevado no próximo dia 21 de maio. Nessa data poderão registar-se, no máximo, 299 casos confirmados da doença. Os números são divulgados pelo “Dashboard, COVID-19 Insights”, da Cotec Portugal e a Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa.
De acordo com a informação divulgada, o Alentejo será a última região do país a alcançar o pico de prevalência da infeção, sendo antecedido por Lisboa e Vale do Tejo, onde tal deverá acontecer no próximo dia 14.
Quanto ao índice de risco de contrair a doença, que relaciona a taxa de infeção, densidade populacional, população com mais de 15 anos sem o ensino secundário e o rendimento bruto per capita, os números são muito diferentes na Região.
O concelho de Moura apresenta maior risco de infeção (28,86) seguido de Almodôvar (8.98), Portel (8.19) e Serpa (7.81).
Entre as capitais de distrito do Alentejo, Évora apresenta o índice de risco mais elevado, 1.65, seguido de Beja, com 1.58 e Portalegre com 1,00).
Com índice de risco de 0, 00 estão os concelhos do Alandroal, Aljustrel,Alter do Chão, Alvito, Arraiolos, Arronches, Avis, Barrancos, Borba, Campo Maior, Castelo de Vide, Castro Verde, Crato, Estremoz, Ferreira do Alentejo, Fronteira, Gavião, Marvão, Mértola, Monforte, Mora, Mourão, Nisa, Ourique, Redondo, Sousel, Viana do Alentejo, Vidigueira, e Vila Viçosa.