Cromeleque dos Almendres passa a ter gestão pública municipal

Cromeleque dos Almendres passa a ter gestão pública municipal

Segunda-feira, 16 Setembro 2019
Alentejo

A Câmara de Évora assumiu a gestão do Cromeleque dos Almendres, classificado como imóvel de interesse público, situado perto de Guadalupe.

O contrato de comodato entre o município e o proprietário da Herdade dos Almendres, local onde se situa este monumento megalítico, já foi assinado.

Segundo o município, este contrato vai permitir à autarquia proceder a intervenções com vista à salvaguarda e manutenção do estado de conservação do Cromeleque dos Almendres.

O Cromeleque dos Almendres é um sítio arqueológico composto por diversas estruturas megalíticas: cromeleque, menir e pedras.

O cromeleque foi descoberto pelo investigador Henrique Leonor Pina, em 1964, quando se procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal.

Abrangendo uma larga faixa cronológica, desde o Neolítico Médio até à Idade do Ferro – isto é, desde finais do 6.º até inícios do 3.º milénio a. C. –, este sítio apresenta, entre outros elementos, um cromeleque de planta circular irregular, composto por comprimento de 95 monólitos graníticos colocados em pequenos agrupamentos numa área de, aproximadamente, 70×40 metros.

Foto: CME

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com