O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, evocou hoje, no Parlamento, a lenda da “Sempre Noiva” para acusar o Governo de não concretizar as medidas que promete para o interior.
“Este Governo faz-me lembrar uma lenda do Alentejo, a lenda da Sempre Noiva, que se passa num monte próxima de Arraiolos”, começou por dizer Costa da Silva.
E prosseguiu: “Aqui, a noiva é o interior do país. A noiva parece que arranjou noivo e vai casar, sempre com grandes expetativas e não acontece nada. A noiva bem se arranja, até pinta as unhas em pleno período de Orçamento, mas não acontece nada. Sabe quem é o noivo? É o primeiro-ministro de Portugal”.
Na sua intervenção no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019, António Costa da Silva queixou-se também da falta de ortopedistas no Alentejo, entre outras situações.
Sobre o novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, o deputado referiu que o projeto “apareceu no Orçamento do Estado para 2016, copy paste nos de 2017 e 2018 e, agora, copy paste no de 2019”.
Também o líder parlamentar do PCP e deputado eleito por Évora, João Oliveira, usou da palavra neste debate.
“Qual é a disponibilidade do Governo para que esse trabalho que é preciso fazer na especialidade no sentido de ampliar as medidas positivas que constam na proposta de orçamento possam de facto avançar?”, questionou.
Do lado do Governo, o ministro Adjunto e agora também da Economia, Pedro Siza Vieira, entre outros argumentos, defendeu que a proposta de OE é “um orçamento com bases sólidas que permitem lançar o país num crescimento sustentável e responsável”.