Os deputados do PCP e do PSD eleitos por Évora estão contra o eventual encerramento de Estações dos Correios no Alentejo.
O comunista João Oliveira e social-democrata António Costa da Silva alertam para as graves consequências da possível decisão da empresa.
“Nos grandes centros urbanos, como há outra dimensão, as coisas têm um impacto diferente. Agora, no Alentejo, se os CTT começam a prestar exclusivamente o serviço que lhes dá lucro e se começam a exigir o pagamento de acordo com o lucro que querem, não há atividade económica que aguente”, afirma João Oliveira.
Sobre o eventual encerramento das estações de Viana do Alentejo e Alvito, Costa da Silva propõe “uma solução temporária que já existiu” e que passava por “abrir de manhã num sítio e à tarde noutro”, considerando que, assim, “não era bom, mas minimizava o estrago. Fechando, o estrago é total”.
Os dois parlamentares só divergem quanto à solução para o problema.
João Oliveira defende que “é preciso retomar o controlo público da empresa e do serviço postal”, enquanto Costa da Silva sugere que a concessão do serviço postal “deverá ter outra entidade que garanta o cumprimento do serviço público”.
O eventual encerramento de Estações dos Correios no Alentejo esteve em debate no programa Praça da República da DianaFM.
O deputado do PS Norberto Patinho não participou no programa desta semana por estar nas jornadas parlamentares do partido.
O programa Praça da República pode ser ouvido novamente no sábado às 18:00 ou aqui.