Destruição de anta em Évora motiva projeto de resolução do PS

Destruição de anta em Évora motiva projeto de resolução do PS

Quinta-feira, 15 Outubro 2020
Alentejo

O PS vai levar ao parlamento um projeto de resolução que visa proteger monumentos e sítios arqueológicos situados em terrenos agrícolas, na sequência da destruição de uma anta perto de Évora.

O projeto de resolução vai ser apresentado nos próximos dias na Comissão de Cultura, disse à DianaFM o deputado Capoulas Santos, um dos dois eleitos do PS por Évora.

“Vamos recomendar ao Governo, tanto mais que vamos ter um volumoso pacote de meios financeiros, para impor e financeiramente contribuir” para a criação de “zonas de proteção protegida” nestes monumentos, afirmou o parlamentar.

O parlamentar disse que é necessário que “passe a existir essa obrigatoriedade” para os proprietários de terreno, admitindo que “sejam incluídas nos programas comunitários linhas de financiamento para suportar essas despesas ou para as cofinanciar”.

Reconhecendo que “não será um remédio”, Capoulas Santos defendeu que a aplicação desta medida “pode eventualmente constituir uma barreira psicológica à destruição” e “não deixará de ser um contributo para evitar que situações destas se repitam”.

Além da proposta, o documento expressa a “repulsa e indignação” do PS, perante “este inexplicável e absurdo crime”, referindo-se à anta destruída na Herdade do Vale da Moura, no concelho de Évora.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com