Diretora-geral diz que “não houve inação” no surto de Reguengos

Diretora-geral diz que “não houve inação” no surto de Reguengos

Quarta-feira, 30 Setembro 2020
Alentejo

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que “não houve inação” das autoridades no surto de covid-19 que ocorreu no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, em Reguengos de Monsaraz.

“Ao longo do surto de Reguengos, foram, de facto, encontradas bastantes deficiências e constrangimentos, mas houve sempre, todos os dias, um esforço muito grande para os ultrapassar”, afirmou Graça Freitas, no Parlamento.

Durante uma audição conjunta nas comissões de Saúde e do Trabalho e Segurança Social, na sequência de um requerimento do CDS-PP, a diretora-geral afirmou que “as coisas não ficaram estáticas” e que os problemas foram resolvidos “à medida que se encontravam”.

“Eu não enjeito nenhuma responsabilidade mas também não atiro com responsabilidades para ninguém, porque as pessoas tentaram”, sublinhou.

“A equipa das Forças Armadas deu o seu melhor, os voluntários deram o seu melhor, o médicos de medicina geral e familiar deram o seu melhor, o hospital de Évora deu o seu melhor, a saúde pública, através de uma enfermeira de controlo infeção, que foi a primeira a lá ir e, depois, de um outro delegado de saúde que não o coordenador, porque tem mais de 70 anos e ele próprio é de um grupo de risco, foram sucessivamente corrigindo e dando formação e treino”, acrescentou.

Graça Freitas insistiu que “as coisas como foram encontradas no primeiro dia e nos dias mais críticos não corresponderam depois aos dias subsequentes”.

“Obviamente, as melhorias foram-se fazendo, mas também não houve nenhuma intervenção milagrosa que tivesse permitido resolver todas as situações identificadas no mesmo dia, mas não houve inação”, concluiu.

O surto no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva vitimou mortalmente 18 pessoas (16 utentes e uma funcionária do lar e um homem da comunidade).

Foto: Arquivo

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com