Na época de Natal e Ano Novo, entre 19 de dezembro e 2 de janeiro, o distrito de Évora foi um dos nove distritos sem vítimas mortais nas estradas.
De acordo com um comunicado conjunto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, GNR e PSP, além de Évora, também nos distritos de Portalegre, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu não houve registos de mortes.
Na sequência de 21 acidentes houve 22 vítimas mortais.
Porto foi o distrito com mais mortos, cinco, a seguir foi Lisboa com quatro , Faro com três, Aveiro e Setúbal com dois, Beja , Coimbra, Leiria e Santarém com um.
Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, houve uma vítima mortal em cada.
Houve mais seis mortes do que em igual período do ano passado.
No mesmo período, registaram-se 5.745 acidentes, mais 797 que no período homólogo, dos quais resultaram 81 feridos graves , menos 2 que no ano anterior, e 1.316 feridos leves ,menos 62,.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, GNR e PSP, ” o aumento da sinistralidade no Natal e Ano Novo de 2022/2023, traduziu-se num crescimento, face ao período homólogo de 2021, no número de vítimas mortais de 22,3%, no número de acidentes de 16,1% e, numa diminuição de 3,9% no número de vítimas totais”.