O atleta eborense Pedro Brito sagrou-se este sábado campeão nacional do Circuito de Footgolf ao vencer a última etapa, que se realizou em Sintra, com a participação de 117 jogadores de várias equipas nacionais.
Com este resultado o footgolfista, que representa o Sport Clube Alcaçovense, assegurou também presença na seleção nacional que irá disputar o Campeonato da Europa, entre os dias 26 e 29 de setembro, em Inglaterra.
Pedro Brito, de 36 anos, é militar da GNR.
O Circuito Nacional de Footgolf é composto por 10 etapas, duas das quais ibéricas.
Se na última época o atleta alentejano terminou em 6.º lugar na geral, este ano Pedro Brito esteve na liderança em seis etapas realizadas em Portugal e venceu uma das provas ibéricas que se realizou também no último fim de semana.
Em termos coletivos, a primeira participação da equipa de Alcáçovas terminou com o quatro lugar entre 15 equipas.
Pedro Brito contou com com a ajuda dos atletas Luís Correia, Diogo Pereira, João do Carmo, Pedro Silva, Vítor Lopes e Pedro J. Brito (categoria de veteranos) e pai do atleta campeão.
O footgolf é uma modalidade recente, mas em grande crescimento. Antigos jogadores do futebol mundial como Ayala, Djorkaeff e Naybet, que jogou no Sporting, são alguns dos craques que brilham no footgolf.
Em Portugal, Ricardo Esteves, antigo jogador do Benfica, é um dos antigos futebolistas que participa no circuito nacional. É também o grande impulsionador da modalidade em Portugal e presidente da Federação Portuguesa de Footgolf.
Neste desporto de precisão os jogadores pontapeiam uma bola de futebol no campo de golfe com o objectivo de a inserir no buraco no solo com o mínimo de toques.