Economia e Turismo de Évora alerta para consequências da pandemia

Economia e Turismo de Évora alerta para consequências da pandemia

Terça-feira, 27 Outubro 2020
Alentejo

A Comissão Municipal de Economia e Turismo de Évora alertou para as “consequências dramáticas” que a pandemia covid-19 está a provocar à economia do concelho.

Alertas feitos na 10.ª reunião plenária desta comissão municipal, realizada na semana passada, por videoconfência, e cujas conclusões foram hoje divulgadas pelo município.

Na reunião, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, apresentou dados oficiais que apontam para “quebras superiores a 95%” na atividade do setor do turismo.

“Numa cidade em que o turismo se consolidou como uma das principais fontes de dinamização da atividade económica, este impacto negativo teve consequências sociais alarmantes, com o aumento do desemprego e o consequente efeito dramático num elevado número de famílias”, alertou.

“Apesar do recurso ao ‘layoff’, que salvou do encerramento muitas das pequenas e micro empresas, têm-se verificado dificuldades acentuadas em grandes unidades, nomeadamente do setor da aeronáutica”, acrescentou.

Com a aproximação da época natalícia, os comerciantes manifestaram a sua apreensão com o agravamento da situação e solicitaram o apoio da câmara municipal com medidas que atraiam a população às zonas comerciais da cidade.

E solicitaram à autarquia que fizesse chegar ao Governo a necessidade de medidas que atenuem os encargos a que estão obrigados, designadamente ao nível de IRC, IVA, ou no prolongamento dos prazos das moratórias para satisfação de compromissos.

Da parte do município, obtiveram a garantia da continuação da isenção de taxas municipais de ocupação de espaço público pelas esplanadas pelo menos até ao final do ano.

Para além da iluminação festiva de Natal, que já está a ser instalada, a Câmara de Évora está a preparar iniciativas de animação para o centro histórico.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com