Elvas: Costa fala em “momento histórico para Portugal”

Elvas: Costa fala em “momento histórico para Portugal”

Terça-feira, 06 Março 2018
Alentejo

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas é “momento histórico para Portugal”.

Em Elvas, o chefe do Governo sublinhou que se trata do “lançamento do concurso para a maior obra de linha nova ferroviária” e, simultaneamente, porque a cerimónia se realizo “numa cidade, que durante séculos fez a separação entre Portugal e Espanha, hoje é um símbolo de união, da abertura das nossas fronteiras”.

Segundo o primeiro-ministro, esta ligação “reforça a competitividade externa” de Portugal e vai permitir “reduzir em 30 por cento os custos” nos portos de Sines, Lisboa e Setúbal, reduzir “em cerca de três horas e meia o transporte e encurtar a distância em cerca de 140 quilómetros”.

O governante afirmou ainda querer “colocar Sines entre os dez maiores portos da Europa”.

António Costa sublinhou ser ainda uma prioridade o “reforço da cooperação transfronteiriça e, em especial, nestas regiões de fronteira”, acrescentando que este “é um investimento público que contribui simultaneamente para melhores condições para o investimento privado, para internacionalização e para exportação dos nossos produtos e serviços”.

A ligação ferroviária entre Évora e Elvas deverá iniciar-se até março de 2019 e terá um custo de 509 milhões de euros, quase metade provenientes de fundos europeus.

Estas obras na ferrovia vão permitir a ligação do porto de Sines e Lisboa à fronteira espanhola.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com