Uma exposição sobre a censura e um momento de evocação ao mestre José Salgueiro são os destaques dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo.
Organizada pelo município, a iniciativa, que vai na 3.ª edição e subordinada ao tema “Literaturas e Resistência”, realiza-se entre hoje e domingo, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.
O programa conta com a exposição “48 anos de Censura em Portugal” e reúne várias personalidades da área da literatura, da história, do cinema e da música, que vão dar a conhecer algumas manifestações da Resistência na arte e na história.
Aborda temas como a guerra colonial, o neorealismo em Portugal ou as formas de resistência na literatura contemporânea e, lembrando o exemplo dos montemorenses na luta contra o regime fascista, a resistência montemorense na obra Levantado do Chão, de José Saramago.
Esta edição também será marcada pelo momento de evocação ao mestre José Salgueiro, falecido este ano.