O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) tem uma nova especialidade, a endocrinologia, que se dedica ao diagnóstico e tratamento das perturbações do funcionamento do sistema endócrino.
Este sistema é composto por glândulas que produzem hormonas que são transportadas pelo sangue para atuar noutros locais do organismo e, globalmente, são imprescindíveis para um crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo normais.
Assim, as alterações do funcionamento do sistema endócrino podem ter impacto em todos os sistemas do organismo.
Segundo o responsável pela nova Unidade Funcional de Endocrinologia, Dr. José Marçalo, “de facto, a importância da Endocrinologia prende-se com o facto de estas hormonas coordenarem e regularem uma grande parte das função corporais, e portanto, a desregulação do sistema endócrino, para além de justificar uma abordagem individualizada, pode influenciar a abordagem a muitas patologias normalmente afetas a outras especialidades, seja a Medicina Interna, a Cardiologia, ou a Neurologia”.
O HESE passa a ter consultas de Endocrinologia, bem como, o seu acompanhamento no internamento a todos os doentes referenciados internamente.
“Pretende-se desenvolver uma relação estreita com os Cuidados Primários e, particularmente, com os Médicos de Família para a referenciação dos doentes que necessitam desta especialidade”, sublinha a instituição.
Fotografia: Hospital do Espírito Santo de Évora