A equipa de enfermagem do bloco operatório do Hospital do Espírito Santo de Évora assinala o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório com a implementação de dois projetos.
“Identificação Inequívoca do Doente no Bloco Operatório” tem como objetivo assegurar a identificação dos doentes, consistindo entre outras intervenções na colocação de uma pulseira com identificação do doente que vai dar entrada no Bloco Operatório para um procedimento cirúrgico.
Já o projeto, denominado,”Transição de cuidados segura no pós-operatório imediato”, tem como foco a operacionalização de um método, que consiste numa forma de transição segura e sistematizada da informação clínica do doente.
Segundo o Hospital do Espírito Santo de Évora, “a equipa de enfermagem do bloco operatório pretende com a implementação destes projetos melhorar a área da segurança do doente e contribuir para a melhoria das práticas centradas no doente com ganhos em saúde”.
O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é celebrado com o objetivo de promover a visibilidade do contributo do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde com conhecimentos e competências especializadas para cuidar a pessoa no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia.
Fotografia: Hospital do Espírito Santo de Évora