Equipa “Juntos pela Ucrânia” criada em Reguengos de Monsaraz

Equipa “Juntos pela Ucrânia” criada em Reguengos de Monsaraz

Quinta-feira, 03 Março 2022
Alentejo

O Município de Reguengos de Monsaraz criou uma equipa de missão “Juntos pela Ucrânia” para prestar apoio aos refugiados em três eixos.

O primeiro integra o apoio ao acolhimento de emergência para os refugiados, através da Bolsa de Emprego. Aqui, o ponto é proceder ao levantamento junto das empresas do concelho, de empregadores interessados em receber ou criar postos de trabalho que permitam aos refugiados a sua integração no mercado de trabalho e na vida ativa local.

O município acrescenta que, “neste âmbito, a Bolsa de Habitação poderá receber as ofertas de habitação de proprietários do concelho, que estejam livres e pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados”.

“Através da Bolsa de Acolhimento vai proceder-se ao levantamento de ofertas de agregados familiares que pretendam receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações e com a Bolsa de Apoio Jurídico será criada uma rede de voluntários, na área da advocacia, que queiram dar todo o apoio jurídico aos refugiados que sejam acolhidos no concelho”, explica a autarquia.

Quanto ao segundo eixo, este, tem a ver com a componente de apoio psicossocial, ou seja, a autarquia disponibiliza apoio psicológico, de forma a ajudar as famílias vindas do contexto de guerra na adaptação a um novo país.

E segundo o município, “será também prestado apoio no contato com familiares na Ucrânia e posteriormente no acolhimento do membro do agregado ausente, caso pretendam continuar a residir no concelho”.

A Câmara Municipal vai ainda fazer o levantamento e identificação de famílias já residentes para promover a realização de Cursos de Português.

Já o terceiro eixo assenta no Apoio Logístico. As equipas prestam o apoio na recolha de bens, em articulação com a família ucraniana que iniciou o processo de recolha, assim como no transporte desses bens.

Este eixo também inclui o fornecimento da alimentação para os refugiados e a preparação das habitações que estejam disponíveis através das bolsas de habitação e acolhimento ou das habitações disponibilizadas pelo município.

Esta equipa que Reguengos de Monsaraz criou já está no terreno em articulação com o Ministério da Administração Interna, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada da Ucrânia.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com