Escola André de Resende regista dois novos casos e vai continuar fechada

Escola André de Resende regista dois novos casos e vai continuar fechada

Quinta-feira, 19 Novembro 2020
Alentejo

A Escola Básica André de Resende, em Évora, registou dois novos casos de covid-19 entre os funcionários e vai continuar de portas fechadas.

Este estabelecimento de ensino está fechado desde segunda-feira depois de conhecido o teste positivo de uma assistentes operacional.

Os novos casos, conhecidos na quarta-feira, são os de outros dois assistentes operacionais, segundo o diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Farinha Martins.

O primeiro caso de infeção pelo vírus da covid-19 no estabelecimento escolar foi conhecido no sábado passado e no domingo foi anunciado o encerramento da escola, que conta com quase 700 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade.

Uma cozinheira fez um teste positivo para o novo coronavírus, o que “impediu a abertura do refeitório” da escola, tendo a Autoridade de Saúde Pública colocado em isolamento profilático “todos os assistentes operacionais”, precisou.

O diretor do agrupamento escolar realçou que, na sequência desse primeiro caso, os outros assistentes operacionais do estabelecimento de ensino realizaram o teste e foram então detetados mais dois casos de infeção.

“Este é motivo pelo qual a escola não abriu hoje como era nossa intenção”, notou, referindo que um dos novos casos é o de outra cozinheira.

Farinha Martins assinalou que só depois de conhecidos os resultados dos testes realizados por todos os assistentes operacionais e das medidas impostas pela Autoridade de Saúde Pública é que será decidida a data de reabertura da escola.

“O panorama é sombrio. Há a possibilidade de a escola estar fechada a próxima semana toda”, reconheceu.

Contudo, o responsável também considerou possível a reabertura da escola na segunda-feira, admitindo esse cenário no caso de existir “um número mínimo de assistentes operacionais com teste negativo que possam assegurar o funcionamento” das atividades presenciais.

Ainda assim, vincou, se a escola reabrir na segunda-feira, o seu funcionamento vai estar “muito limitado”, nomeadamente com as atividades a terem que terminar até à hora de almoço, uma vez que o refeitório vai manter-se fechado.

Com a escola fechada, o diretor do Agrupamento Gabriel Pereira sublinhou que foi ativado o sistema de ensino à distância.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com