A greve do pessoal não docente das escolas levou à não realização de aulas em diversos estabelecimentos. A DianaFm verificou a não existência de atividade lectiva nas escolas do Rossio de São Braz, Santa Clara, Severim de Faria, André de Resende e Conde de Vilalva.
No balanço realizado às 9:30, Mariana Recto do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais Sul e Regiões Autónomas, perspetivava uma “grande greve” com todas as escolas de 2º , 3º ciclo e secundárias, do concelho de Évora, encerradas. De acordo com a sindicalista, a greve afeta igualmente algumas escolas de 1º ciclo, que por esse motivo também não têm aulas. Reguengos de Monsaraz, Redondo, Borba, Vendas Novas e Montemor-o-Novo são outros concelhos onde todas as escolas, a partir do 2º ciclo, estão encerradas. Até ao momento estavam contabilizados 11 estabelecimentos sem aulas no distrito de Évora. Mariana Recto refere que os funcionários estão esgotados. “Estamos praticamente a atingir o final do 1º período e os funcionários estão completamente exaustos, pela falta trabalhadores e também falta o aumento de salários. Vamos caminhar para 11 anos em que os funcionários da Administração Pública não têm aumentos no seu vencimento”.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais exige a integração dos atuais trabalhadores precários e a contratação imediata de mais 6000 trabalhadores para os quadros.
Notícia atualizada às 10:00.