Évora: Seis companhias de teatro avisam que estão “à beira da extinção”

Évora: Seis companhias de teatro avisam que estão “à beira da extinção”

Terça-feira, 12 Junho 2012
Alentejo
Seis companhias de teatro, entre as quais o Cendrev, avisam que estão “à beira da extinção”, por dificuldades económicas, e que “a manutenção do atual nível de financiamento determinará o seu desaparecimento”.
O alerta surge num comunicado a propósito da quinta edição do Festival das Companhias da Descentralização, que terminou no domingo em Évora.
Participaram na iniciativa A Escola da Noite (Coimbra), A Companhia de Teatro do Algarve, o Centro Dramático de Évora, a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro das Beiras (Covilhã) e o Teatro do Montemuro.
No documento enviado às redações, as companhias exigem que o Governo clarifique rapidamente o prazo e as condições em que pretende abrir os concursos de apoio plurianual às estruturas de criação artística.
Por outro lado, defendem que o processo relativo aos financiamentos a atribuir nos próximos anos esteja totalmente concluído (e não apenas supostamente iniciado) até ao final de Setembro, de forma a que as companhias possam adaptar-se, salvaguardar os direitos dos seus trabalhadores, preparar e rentabilizar adequadamente a sua atividade e procurar fontes complementares de financiamento.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com