“Eucalipto Gigante” é o nome do espetáculo que junta artistas profissionais e pessoas com deficiência mental.
Ao longo de 11 meses, a Malvada Associação Artística, em coprodução com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora (APPACDM), integrou na sua equipa artística um grupo de pessoas com deficiência mental e incapacidades no papel ativo de cocriadores e intérpretes de um espetáculo, que assume a forma de visita encenada.
José Miguel Soares e Ana Luena criaram o espetáculo, que tem a Quinta do Escurinho, antiga propriedade agrícola, atualmente sede da APPACDM de Évora como cenário.
Durante a visita ficcionam-se pequenas narrativas que partem da vivência de cada um, da experiência que foi o processo e da possibilidade que existe de todos se transformarem e sonharem.
As apresentações do espetáculo são abertas ao público em geral e, simultaneamente, dirigidas a grupos organizados, em que a mediação se faz através de parcerias com escolas e outras instituições.
Nessas sessões, organizam-se conversas interativas que promovem o diálogo entre artistas, participantes e grupos da comunidade.
A estreia ao público acontece hoje, pelas 18h30.
Fotografia: Malvada Associação Artística