1418 – Mãos ao ar!

Crónica GARE
Segunda-feira, 20 Maio 2019
1418 – Mãos ao ar!
  • Na Estrada em Segurança

 

No Público de 16 de Maio passado, João Pedro Pincha, divulga os dados de um Inquérito da câmara municipal de Lisboa, que abrangeu 16% dos estudantes da cidade, que responderam com a mão no ar.
Revela esse inquérito que quase 43% dos alunos das escolas de Lisboa vai de carro para as aulas, 30% dos alunos vai a pé, enquanto 24% utiliza os transportes públicos.
Estes números são deveras impressionantes para Lisboa, e seria muito interessante conhecer a situação em Évora, que deverá ser bastante pior.
“As crianças são hoje uma das principais razões pelas quais os pais andam de carro em Lisboa”, disse Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade, durante a apresentação dos resultados do inquérito.
“As 100 mil crianças das escolas da cidade têm 100 mil mães, 100 mil pais e aí uns 40 mil avós.” Se muitos decidirem levar de carro os filhos e netos à escola “condicionam a mobilidade na cidade”, acrescentou Miguel Gaspar.
E em Évora como será?
Esta ideia de uma sondagem do tipo “Mãos no ar!”, inspirado no método usado no inquérito, Hands Up Scotland, que se realiza desde 2008, e que serviu de inspiração a Lisboa, seria muito interessante fazer-se em Évora.
Fica a sugestão. É útil, é fácil, é barato e é importante!

 

Até amanhã