1425 – Mais uma vez os atropelamentos nas escolas

Crónica GARE
Quarta-feira, 29 Maio 2019
1425 – Mais uma vez os atropelamentos nas escolas
  • Na Estrada em Segurança

 

A propósito da crónica de ontem, acerca de um atropelamento junto da Escola Conde de Vilalva, gostaria de juntar mais algumas considerações, que considero pertinentes.
Em Junho de 2018, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, publicou um documento chamado Programa de Proteção Pedonal e de Combate aos atropelamentos.
Trata-se de um extenso documento (165 páginas) que além de identificar o problema, define um conjunto muito alargado de medidas, que passam pela educação, pela fiscalização das forças de segurança e pela realização de obras.
Os principais agentes da concretização deste Plano são as Autarquias ao qual é prometido apoio metodológico.
A Câmara Municipal de Évora, há bastante tempo que vem falando da existência de Planos de Acesso aos Estabelecimentos de Educação, que não conhecemos, embora já os tivéssemos pedido em diversas reuniões do Conselho Municipal de Segurança.
Independentemente da existência ou não de Planos, o que interessa verdadeiramente é que haja a determinação em resolver o problema, e isso, como já afirmámos ontem e reafirmámos hoje, vai envolver muitas vontades de pessoas e instituições, mas vai depender muito da força dos pais e encarregados de educação.
A GARE está e estará sempre do lado da segurança das crianças.

 

Até amanhã