1427 – Dia Mundial da Criança

Crónica GARE
Sexta-feira, 31 Maio 2019
1427 – Dia Mundial da Criança
  • Na Estrada em Segurança

 

O Dia Mundial da Criança celebra-se em Portugal no dia 1 de Junho.
Desde 1950, por iniciativa das Nações Unidas, os países membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Por questões que se prendem com o fim de semana, muitas autarquias, incluindo Évora, antecipou um conjunto de iniciativas dedicadas às crianças do concelho para o dia de hoje.
Em Évora, nas Piscinas Municipais, entre as 9 e as 16 horas estão previstas muitas atividades lúdico-pedagógicas, destinadas às crianças que frequentam as nossas Creches e Estabelecimentos de Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo.
A GARE deseja que o Dia da Criança não seja apenas um dia por ano, com muita brincadeira, mas todos os dias da vida das crianças sejam plenos de felicidade, na família e na escola, lembrando aqui que todos nós somos responsáveis, direta ou indiretamente pela aplicação universal da Declaração dos Direitos da Criança.
Para terminar, cito dois dos direitos da criança de que gosto particularmente.
O primeiro que diz que Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade, e o oitavo que diz que Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

 

Até amanhã