1429 – Encontro Nacional de Rotas e Infraestruturas Cicláveis

Crónica GARE
Terça-feira, 04 Junho 2019
1429 – Encontro Nacional de Rotas e Infraestruturas Cicláveis
  • Na Estrada em Segurança

 

Ontem, dia 3 de Junho, celebrou-se o Dia Mundial da Bicicleta, instituído pela Organização das Nações Unidas.
​A criação do Dia Mundial da Bicicleta pela Assembleia Geral da ONU é o reconhecimento da bicicleta como meio de transporte acessível, fácil, sustentável, que promove a preservação ambiental e a saúde.
Seguindo as tendências internacionais, há cada vez mais pessoas a pedalar no dia a dia, os governos e as autarquias estão cada vez mais sensíveis a esta questão, apostando em vias cicláveis e em sistemas de utilização pública partilhada de bicicletas​.
Em Évora, começou ontem e continua hoje, o Primeiro Encontro Nacional de Rotas e Infraestruturas Ciclaveis, Uma organização da  IP Património, e do Turismo de Portugal, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Universidade de Évora.
Este Encontro, é de uma grande importância, quer pelas questões que se propõe debater, quer ainda pela quantidade e diversidade de entidades e personalidades envolvidas nas diferentes sessões do programa.
Como é salientado na introdução ao Programa deste Encontro, o Plano Nacional de Ecopistas e as demais rotas e infraestruturas cicláveis têm uma forte vocação turística, de âmbito histórico, cultural e/ou natural, constituindo um importante ativo turístico estratégico que importa desenvolver com a mobilização de parceiros institucionais nas várias escalas de território (internacional, europeu, ibérico, nacional, regional, intermunicipal e local), implementando modelos de gestão assentes em critérios de desenvolvimento sustentável.

Até amanhã