1438 – Valência – CIDADE 30

Crónica GARE
Terça-feira, 18 Junho 2019
1438 – Valência – CIDADE 30
  • Na Estrada em Segurança

 

Tal como vem acontecendo um pouco por toda a Europa, desde a primeira semana de Junho, Valência na nossa vizinha Espanha é uma cidade 30.
Quer isto dizer que em cerca de dois terços das ruas de Valência, mais concretamente 64% das ruas de Valência, num total de 708 quilómetros de ruas desta cidade, não se pode circular a mais de 30 Km por hora.
Esta medida é acompanhada por enorme conjunto de outras medidas sobre os diversos tipos de mobilidade, desde os camiões, às bicicletas ou às trotinetes elétricas.
Este tipo de medidas, que se estão a espalhar rapidamente por toda a Europa, são em primeiro lugar, verdadeiramente importantes para a defesa da vida dos peões e ciclistas, que cada vez mais morrem nas cidades, vilas e aldeias portuguesas.
Por outro lado, são também importantes para que seja possível construir e transmitir uma ideia de segurança, que não existe nos cidadãos portugueses, para que estes progressivamente comecem a alterar o paradigma de mobilidade, usando cada vez menos o automóvel, para passarem a usar cada vez mais, meios mais suaves, seguros e sustentáveis.
Nesta questão, a segurança rodoviária está completamente associada ao combate à poluição e à defesa do ambiente.
Se as grandes cidades, estão cada vez mais a tornar-se cidades 30, as pequenas cidades, como a nossa Évora, têm muito mais condições para o fazer, mais depressa e com muito menos investimento.
Estamos à espera de quê?
 
Até amanhã

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com