1439 – Ciclomotores

Crónica GARE
Quarta-feira, 19 Junho 2019
1439 – Ciclomotores
  • Na Estrada em Segurança


 
Hoje vamos falar um pouco de ciclomotores, porque normalmente são veículos tendencialmente esquecidos quando se fala dos diversos veículos que circulam nas nossas estradas.
E de facto não existe qualquer razão para nos esquecermos deles, porque são inclusivamente veículos com uma elevada incidência na sinistralidade rodoviária portuguesas.
Não é por acaso que na nossa vizinha Espanha, há já alguns anos que muitos centros de inspeção estão preparados para fazer inspeções técnicas aos Ciclomotores.
Em Portugal, há 3 anos que esperamos que comecem as inspeções aos motociclos, mas é importante começar a pensar que a próxima fase deveriam ser os ciclomotores e os tratores.
O Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kW, tratando-se de motor elétrico;
A partir desta definição, que é a definição oficial, do Código da Estrada, imediatamente ressalta uma evidência fragrante, que é a questão da velocidade.
Quantos de nós vemos diariamente ciclomotores que passam por nós a velocidades muito superiores a 45 Km/h?
A questão do ruído também está perfeitamente regulamentada, mas quantos de nós ouvimos com frequência ciclomotores com ruídos altíssimos de escape livre?
E isto liga-se à ocorrência de desastres, feridos muito graves e mortes.

 

Até amanhã.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com