1457 – Javalis à solta

Crónica GARE
Segunda-feira, 23 Setembro 2019
1457 – Javalis à solta
  • Na Estrada em Segurança


 
A segurança na estrada envolve por vezes aspetos muito graves em circunstâncias completamente anormais.
Na passada semana, muitos ouvintes ouviram falar de uma vara de cerca de 20 javalis que atravessou a estrada municipal 511, junto a Salvada, no distrito de Beja, colidindo com um automóvel que circulava nessa estrada.
Em resultado desta situação, a condutora sofreu ferimentos ligeiros e foi para o Hospital de Beja, 8 javalis morreram na estrada e o automóvel sofreu danos muito consideráveis.
Uma reportagem da TVI de Janeiro de 2018, apresentava números da Infraestruturas de Portugal que diziam que em 2016 tinham morrido nas estradas portuguesas 2400 animais selvagens e domésticos.
As estradas municipais não estão aqui consideradas.
Esta situação, envolve complicadas questões de responsabilidade pelos danos causados, porque apenas nas auto-estradas existe legislação responsabilizando as concessionárias.
Para todas as outras situações, como a que aconteceu na semana passada em Beja, a atribuição de responsabilidades é muito complicada.
Já existem acórdãos do Tribunal Administrativo do Sul sobre esta matéria, mas é preciso criar legislação clara, que contemple as variadas situações, nomeadamente a da caça grossa.
 
Até amanhã!