1469 – Cá e Lá

Crónica GARE
Quarta-feira, 09 Outubro 2019
1469 – Cá e Lá
  • Na Estrada em Segurança

 

Nos últimos dias, tive necessidade de fazer algumas centenas de quilómetros na região da Beira Interior, particularmente na zona raiana, mas também algumas dezenas de quilómetros já para lá da raia, isto é, em Espanha.
Não vou falar das nossas estradas, porque são bem conhecidas, mas vou falar daquilo que vi e senti, principalmente quando atravessei algumas pequenas vilas espanholas.
Eu sabia que Portugal e Espanha são países diferentes, mas ainda há pouco tempo ambos tinham problemas semelhantes no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.
Aquilo que vi foi pouco, porque os quilómetros feitos em Espanha também foram poucos, mas vi coisas que cá não se vêm mas deviam ver-se.
Vi que estradas nacionais que apresentavam pouca segurança (com as nossas), mas que durante quilómetros apresentavam sinalética de velocidades máximas de 50 ou 70 Km/h, com riscos contínuos de proibição de ultrapassagem durante muitas centenas de metros, se necessário fosse.
Atravessei vilas e cidades, em que a velocidade máxima era de 30Km/h, desde que se entrava até que se saía, com boa sinalização vertical e horizontal, com passadeiras para peões, bem definidas e bem visíveis, com zonas para ciclistas, bem demarcadas e estruturadas.
Quero dizer, que não estive em grandes cidades, porque não devo ter estado mais do que 50 quilómetros para lá da fronteira.
A segurança rodoviária passa por aqui!
 
Até amanhã