1471 – Venham os DRONES

Crónica GARE
Sexta-feira, 11 Outubro 2019
1471 – Venham os DRONES
  • Na Estrada em Segurança

 

Já esta semana falei de algumas situações que verifiquei nas estradas da nossa vizinha Espanha e hoje vou falar de mais algumas que estão a começar a ser implementadas e que me parecem muito interessantes.
Desde agosto, a Direção-Geral de Trânsito espanhola (a DGT) vai começar a utilizar drones para apanhar e multar condutores que cometam infrações.
De acordo com o El País, que citou um comunicado da DGT, estes aparelhos vão estar essencialmente a trabalhar na “vigilância do tráfego nos locais em que o risco de acidentes é maior, nas estradas onde há mais trânsito de utilizadores vulneráveis, particularmente de ciclistas, motociclistas e peões”. Não se sabe, no entanto, se estes drones vão também detetar casos de excesso de velocidade, tal como já fazem os 12 helicópteros Pegasus da DGT.
A medida já tinha sido posta em prática numa operação especial que as autoridades espanholas fizeram durante a Páscoa, mas agora parece ser contínua. Os drones estão preparados para recolher imagens a grandes distâncias, podendo voar até 120 metros de altura e vigiar uma área de 160 mil quilómetros de estrada a nível nacional. A câmara consegue fazer um zoom de dois quilómetros e, assim, sinalizar todo o tipo de infrações.
Ao todo, diz a DGT, a frota conta com 11 drones e já foram encomendados mais 20.
Estes aparelhos serão também utilizados para monitorizar e apoiar as autoridades de controlo em eventos especiais, bem como a missões pontuais de controlo e no apoio a situações de emergência.
Por cá os drones vão servindo para tirar fotografias em casamentos.

Um bom fim de semana em Segurança!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com