1474 – Évora 2.0 – Quando as crianças e os jovens pensam a mobilidade para a cidade

Crónica GARE
Quarta-feira, 16 Outubro 2019
1474 – Évora 2.0 – Quando as crianças e os jovens pensam a mobilidade para a cidade
  • Na Estrada em Segurança

 

O Projeto Évora 2.0 é promovido pela GARE e apoiado pelo Fundo Ambiental e visa contribuir para uma mudança de paradigma no que à mobilidade urbana diz respeito.
E como? Envolvendo as crianças e os jovens das escolas de Évora com o objetivo de promover a mobilidade ativa. Por mobilidade ativa entendem-se as deslocações que implicam esforço físico: andar a pé e de bicicleta. O projeto também procura promover o transporte público.
A partir da próxima semana começaremos a visitar as escolas de Évora. Cada Escola será visitada duas vezes. Numa primeira, levaremos a Mesa da Mobilidade. Uma Mesa gigante criada para o projeto que suportará uma fotografia aérea de grande formato da cidade de Évora. É à volta da mesa que vamos tentar perceber a que distância vivem os alunos da escola, como se deslocam no seu dia-a-dia e se gostariam de se deslocar de outra forma. Um exemplo. A Ana tem 14 anos e vive a 1500 m de distância da sua escola, é o seu pai ou mãe que, alternadamente, a transportam para a Escola. Se a Ana preferir ir de bicicleta o que é que a impede de operar essa mudança?
a) Razões do contexto familiar: não ter bicicleta, os pais não autorizarem.
b) Ou razões do contexto da cidade como, por exemplo, não sentir a cidade segura para andar de bicicleta.
Uma vez os dados recolhidos estes serão apresentados e discutidos numa segunda visita à Escola.
Outras ações estão contempladas neste Projeto das quais vos falaremos numa próxima vez.
Ainda temos datas disponíveis para nos deslocarmos às escolas de Évora. Se porventura, estiver interessado em saber mais, contacte a GARE em www.gare.pt.

Até amanhã.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com