1480 – Projeto Évora 2.0 – Quando as crianças e jovens pensam a mobilidade

Crónica GARE
Sexta-feira, 25 Outubro 2019
1480 – Projeto Évora 2.0 – Quando as crianças e jovens pensam a mobilidade
  • Na Estrada em Segurança

 

O Projeto Évora 2.0 é promovido pela GARE, e apoiado pelo Fundo Ambiental, visa contribuir para uma mudança de paradigma no que à Mobilidade diz respeito. E como? Envolvendo as crianças e jovens das escolas de Évora com o objetivo de promover a Mobilidade Ativa. Entende-se por mobilidade ativa as deslocações que implicam esforço físico: andar a pé e de bicicleta.
Esta semana estivemos com cerca de 200 estudantes da Escola André de Resende, Évora.
Já sabíamos das múltiplas vantagens que decorrem quando as crianças se deslocam a pé ou de bicicleta para a escola: Promovem a autonomia, o melhor conhecimento do território e da saúde através do esforço físico. Mas aprendemos algo com a turma mais desconcentrada que passou por nós. É sabido, pelos pais e, sobretudo pelos professores, da fraca capacidade de concentração dos alunos, de alguns problemas de indisciplina. As razões são múltiplas e não cabem no âmbito desta crónica explica-las.
Mas… E se uma das razões para isto fosse também consequência do estilo de vida que decorre também do tipo de mobilidade, centrado nos carros e promotores de grande dependência dos adultos, que a grande maioria dos nossos jovens vivencia? Expliquemos um pouco. A convivência entre os jovens é fundamental para o seu bem-estar emocional É fundamental o convívio entre pares. Que oportunidades têm estes jovens de conviverem entre si, de forma livre e independente? Quase nunca. Comparemos com as gerações anteriores. O convívio entre pares fez parte das nossas melhores recordações de jovens. Em contraste com a atual geração, havia espaço, tempo e autonomia para isso. Tínhamos a rua e autonomia para isso.
Promover uma cidade mais segura para devolver a cidade às crianças e jovens a sua autonomia seria um contributo importante para o equilíbrio emocional dos nossos jovens e, porventura, para uma escola com alunos mais concentrados e atentos.
Visite o site do nosso projeto em fixecity.net e assista ao seminário do nosso projeto na próxima 4ª feira, dia 30 de outubro pelas 16h30 no auditório da DGESTE, em Évora.

Até amanhã.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com