1490 – Memorial de Évora

Crónica GARE
Quarta-feira, 13 Novembro 2019
1490 – Memorial de Évora
  • Na Estrada em Segurança

 

Com a aproximação do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, muitos pensamentos nos chegam que nos fazem lembrar as saudades daqueles que amamos mas que já não podemos abraçar, daqueles que ainda podemos abraçar mas que já não são capazes de passear connosco ou ainda daqueles que apenas conhecemos porque eram familiares dos nossos.
É por todos esses que se celebra este dia, desde 1993 por iniciativa da Federação Europeia das Vítimas da Estrada, que em 2002 o Papa João Paulo II promoveu a Dia Mundial e que em 2005 a Assembleia Geral da Nações Unidas reconheceu como Dia Oficial.
Em tempos, as vítimas das estradas foram chamadas de vítimas da guerra das estradas e esta ligação traz-me ao pensamento uma evidência que é de certo modo significativa do pouco valor que as vítimas da estrada têm, quer para a comunidade em geral quer para o Poder Central e para o Poder Local.
Qualquer guerra tem o seu memorial, aos seus mortos em dezenas ou centenas de locais diferentes.
As vítimas da Estrada, continuam a ter o seu Memorial, até agora único do país, em Évora.
Vamos todos trabalhar para que em 2020 o nosso Memorial às Vítimas da Estrada seja melhorado e se torne ainda mais digno e funcional.
Até Amanhã

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com