1494 – O Dia da Memória 2019

Crónica GARE
Terça-feira, 19 Novembro 2019
1494 – O Dia da Memória 2019
  • Na Estrada em Segurança

 

Como referi ontem, hoje é oportuno falar da Cerimónia do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, relizada no passado domingo em Évora.
Apesar do dia muito chuvoso, que não deixou sair de casa muitos dos habituais participantes nestas cerimónias, nomeadamente os mais idosos, ainda foi possível reunir um grupo bastante importante de pessoas e entidades que connosco marcharam entre a praça do Giraldo e o Jardim da Memória.
Na sessão solene que se realizou nos Paços do Concelho, destacamos as intervenções dos presidentes das Associações GARE, ACA-M e ESTRADA VIVA, do Presidente da Autarquia, dos representantes da GNR e da Liga dos Bombeiros, do Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que representava o ministro da Administração Interna e do Deputado Capoulas Santos em representação do Presidente da Assembleia da Republica.
De grande significado foi também o testemunho de Paula Fernandes, fílha de uma vítima mortal, que deixou bem claro para todos, a completa falta de apoio a que continuam a estar, votadas todas as vítimas e os seus familiares, desde a primeira hora e durante anos, a todos os níveis, desde o psicológico e social, passando pelo burocrático, pelo financeiro, pelo jurídico, etc.
As vítimas e os seus familiares, são envolvidos durante anos na resolução de problemas sem cabimento, que arrastam indefinidamente a realização do luto e que vão destruindo a capacidade para quer pessoa se reconstruir.
Voltaremos a este assunto porque vale a pena.
Obrigado a todos os que lá estiveram. Obrigado a toda a comunicação social que nos apoiou.

Até amanhã