1508 – O futuro é possível

Crónica GARE
Segunda-feira, 09 Dezembro 2019
1508 – O futuro é possível
  • Na Estrada em Segurança

 
A propósito da COP 25 de Madrid de que tanto se tem falado, pelas melhores e pelas piores razões, que não vou aqui querer analisar, vou numa perspectiva positiva, dar alguns exemplos de coisas que se vão fazendo aqui e ali, e que devem querer fazer-nos acreditar que apesar de tudo, o futuro ainda é possível.
A partir de um texto do jornal Público assinado por Nuno Rafael Fernandes, sabemos que aqui mesmo ao lado, em Sevilha, no Sul de Espanha, há algum tempo que as bicicletas passaram a rodar onde, dantes, os carros estacionavam. Em 2005, havia 12 quilómetros de ciclovia (não ligados) pela cidade. Hoje, a rede pousa sobre Sevilha e liga-a de bicicleta nos 180 quilómetros disponíveis para ciclistas.
Isto aponta para mais de 25 mil barris de petróleo, no valor de mais de 2 milhões de euros que se pouparam e de menos 8 000 toneladas de dióxido de carbono.
Ainda em Espanha, em Pontevedra, a cidade proibiu a circulação de carros.
Na Estónia, em Tallinn, desde 2013 que os transportes públicos são gratuitos.
Em Madrid, muitas do centro da cidade estão a passar para velocidades 20 e 30, para retirar os carros de centro da cidade.
Na Holanda começam a chegar em força as bicicletas de carga para tornar possível também o transporte de cargas na cidade.
Como foi alvitrado no nosso recente Projeto Évora 2.0, há cidades holandesas que querem introduzir formas de pagamento de 19 cêntimos por Kilómetro a quem ande de bicicleta.
Mas também há escolas portuguesas a pagar o lanche ás crianças que vão de bicicleta para a escola.

Até amanhã, em segurança!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com