1510 – Pensar a prevenção

Crónica GARE
Quarta-feira, 11 Dezembro 2019
1510 – Pensar a prevenção
  • Na Estrada em Segurança

 

No passado dia 27 de Novembro decorreu mais uma sessão do subprojeto “Sinistralidade rodoviária – Pensar a prevenção/Melhorar a resposta” que contou com elementos de vários setores dos municípios de Cantanhede, Coimbra, Pedrogão Grande, Pombal, Soure e Vila Nova de Poiares.
Trago esta questão aqui, porque isto se encontra enquadrado num projecto mais global que tem por tema “Noites Saudáveis das Cidades do Centro do País”
Como é referido no texto que serve de preâmbulo a este projecto os contextos recreativos desempenham um papel importante na vida das cidades e dos jovens mas têm, em várias situações, uma ligação intrínseca com a rutura de hábitos de vida saudáveis e a associação a uma multiplicidade de fatores de risco em várias áreas (violência, abuso de álcool e/ou consumo de drogas ilícitas, sinistralidade rodoviária, etc.).
Há um conjunto de comportamentos individuais e coletivos que podem contribuir para esta situação agravar ou melhorar o bem-estar, a segurança e a qualidade dos espaços de recreação noturna.
A partir deste pressuposto, juntam-se um conjunto de autarquias a que se associam diversas entidades com responsabilidade nestas áreas, e decidem discutir esta questão, da maior importância, e tentar desenvolver soluções partilhadas.
Fazer festivais é muito importante, mas estudar as suas envolvências, as suas implicações, os riscos envolvidos, é ainda mais importante.
Espero que este exemplo que vem do Centro se estenda pelo Norte e pelo Sul do país.

Até amanhã … e se conduzir não beba.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com