1526 – A construção da cidadania

Crónica GARE
Segunda-feira, 20 Janeiro 2020
1526 – A construção da cidadania
  • Na Estrada em Segurança

 

Uma vez mais, na passada sexta feira, o Road Park – Parque de Cidadania Rodoviária de Arraiolos, transbordou com a alegria de 45 meninos e meninas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, do Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade, de Évora, acompanhados pela suas educadoras.

Elas ouviram com muita atenção os senhores militares da GNR e os elementos da GARE que as acompanharam toda a manhã, nas diversas atividades que todos os 5 grupos em que se dividiram foram envolvidos.

Fizeram desenhos, fizeram jogos, viram vídeos, falaram de segurança rodoviária, andaram em karts a pedais.

Queremos dar os nossos parabéns, às educadoras deste Colégio e todas as outras, que se mostram particularmente envolvidas com as suas crianças no objetivo de lhes proporcionar competências de cidadania.

As linhas fundamentais da educação para a cidadania, encontram-se claramente descritas na literatura do Ministério da Educação, mas a realização de actividades com este objetivo, dependem da vontade e da formação dos educadores e dos professores.

E é nestas idades que têm que ser feitas as opções relativamente à formação de cidadãos completos, isto é, cidadãos portadores de princípios de cidadania a todos os níveis, na segurança, no ambiente, na igualdade, na justiça, na democracia, etc.

E é este o caminho que queremos continuar a trilhar e que queremos que trilhem connosco, aqui e em qualquer lado.

Até amanhã!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com